sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

uma vara

Quem quer começar em geral não quer gastar muito, pelo menos não até ter certeza de que é isso que realmente quer fazer.

Muitos já discutiram qual é a vara ideal pra começar, ou para aqueles que podem comprar uma vara agora e outra só Deus sabe quando.

A resposta é a padrão para todas as perguntas do mundo: DEPENDE.

O que você geralmente pesca, onde, vai de carro, de avião, de bicicleta e o mais triste: quanto está disposto a pagar.

Uma comparação rápida com o bait-casting, eu acredito que uma libragem boa pra começar seria 17 ou 14 libras (novamente, depende) pois atende uma grande gama de peixes possíveis.

Já no fly não dá pra dizer que uma vara #7 seja uma coringa, pois saicangas, tilápias, robalinhos num caniço desse não vão ter graça, melhor uma #5 ou #4.

AH! Mas se entrar um peixe grande eu não tiro com uma vara #5.

Então responda rápido, há quanto tempo você não pesca um peixe realmente grande?

Pois é... eu prefiro me divertir bastante com 20 robalos médios (vara #5 ou #6) e correr o risco de perder um maiorzinho, do que fazer false-casts com os 20 robalos médios e, se um dia quem sabe aparecer, um robalão no meio do mangue e ainda assim ter que contar com a sorte pra tirar ele na vara #9.

Uma comparação bem tosca (e machista): não vai catar ninguém esperando a boazuda que um dia quem sabe talvez lhe de bola, ou vai treinando com as não-feias pra se um dia acontecer o inesperado saber o que fazer?

Por outro lado, se você geralmente pesca tucunarés (ou mora no paraíso onde só existem mulheres lindas), a história muda, e fica pra outra hora pra não deixar isso muito longo.


* veja atualizações do blog sobre este assunto.

Nenhum comentário: