terça-feira, 4 de setembro de 2012

Os mandamentos do streamer

Revirei o blog da Fly Shop Brasil e não encontrei a informação para fazer a citação correta. Uma fez o Thiago Zanetti escreveu sobre o que um bom streamer precisa ter. Era mais ou menos assim:

  1. Deve ter volume, sem ser volumoso;
  2. Deve afundar, sem ser pesado;
  3. Deve nadar reto, mas nem sempre.
Além disso eu acredito que:

     4. É preciso ver para ser visto.

E pra finalizar tem um último mandamento, já muito conhecido:

     5. Brilhou: morreu.

Vou ilustrar isso com uma foto surrupiada do amigo Keko. Se mostrasse as minhas seria uma aula de como não fazer.



 Vamos à  prática:

Ter volume, sem ser volumosa.

A isca precisa ter volume visual, para ser facilmente identificada pelo peixe, mas se for muito volumosa vai ser ruim de arremessar e não vai nadar direito. Traduzindo: menos material, melhor posicionado.

Afundar, sem ser pesado

Streamers imitam peixinhos nadando (iscas de superfície são outra história), então a isca precisa afundar para ficar no lugar certo: a janela de ataque do peixe.

Mas se adicionar peso vai ficar ruim de arremessar e também não vai nadar direito. Salvo algumas exceções, onde o peso propositalmente vai mudar o centro de gravidade da isca e fazer ela "nadar" de determinada maneira. Por exemplo as clouser minnows, mesmo nesses casos o peso deve ser apenas o necessário.

Tanto para o material, quanto para o lastro lembre da musica do filme de animação "Mogli, o menino lobo": eu uso o necessário, somente o necessário, o extraordinário é demais...(repete o tempo todo enquanto estiver atando).

O QUE!! VOCÊ NÃO CONHECE A MÚSICA?!?! Então veja aí:



Se a isca respeitar a primeira regra e não for volumosa ela vai afundar sem resistência na água. E para a maioria dos casos apenas o peso do anzol será suficiente. Um pouco de lógica de programação para deixar esse texto menos maçante:

SE volume = SIM
E
volumosa = NÃO
ENTÃO: lastro É desnecessário

Nadar reto, mas nem sempre.

Você já viu um lambari ou uma manjuba nadando? Se não viu, pare tudo o que está fazendo e vá até algum rio ou baía observar os peixes (em aquário não conta, o ambiente muda, o nado muda).

Eles nadam quase retos, com pequenas variações. Então o streamer não deve girar sobre si mesmo ou ir só para um lado, se isso acontecer é porque ele não está simétrico. Talvez até pareça um peixe morto, mas predadores raramente comem peixes mortos. Eles gostam de comida viva. E comida viva, nada reto mas... nem sempre. Precisa oscilar um pouco, de maneira irregular e isso se consegue "trabalhando" a isca, com puxões na linha (não trabalhe a isca com a vara, se o peixe atacar as chances de não fisgar são enormes e ainda corre risco de danificar o equipamento).

Resumindo: o streamer precisa ser simétrico, com o material bem distribuído, na quantidade apenas suficiente.

Veja esse deceiver atado pelo Keko. Perfeito! Caso alguém ainda não saiba, é possível comprar iscas do Keko pelo site http://www.flyfishingbrasil.com.br



Ainda faltam dois detalhes:

Ver pra ser visto.

Existem muitas teorias de que os olhos funcionam como um alvo para os predadores. É bem provável que seja isso mesmo. Afinal porque tantos peixes teriam ocelos na cauda, em geral maiores que os próprios olhos?

Teorias à parte, o fato comprovado empiricamente é que iscas com olhos em geral são mais eficientes. Principalmente para peixes manhosos, quando as iscas são trabalhadas muito lentamente. Eu acredito que nessas situações o olho é o que diferencia um peixe de uma folha sendo carregada pela correnteza. Porém em iscas que são trabalhadas vigorosamente ou tem nado bem errático, eles podem ser dispensáveis.

Brilhou, morreu.

O mesmo princípio dos olhos.
Peixes tem escamas, escamas refletem a luz, luz refletida brilha. Seguindo a lógica aristotélica: comida brilha. Se parece comida, compensa experimentar, se não parece, não vou perder tempo nem me expor a outros predadores.

Aqui vale uma ressalva. Situações de água muito limpa e/ou muito sol, o brilho pode atrapalhar.
A pupila dos peixes não contrai, então luz direta pode ofuscá-los, inibindo o ataque ou fazendo que errem o alvo.


A teoria é simples, só isso.

Agora vai atar que tem feriado chegando.







Nenhum comentário: