segunda-feira, 7 de maio de 2012

(Não) Ensine a pescar

Se antigamente era bem mais difícil você aprender alguma coisa (qualquer coisa, não apenas sobre pesca) por outro lado, quando você encontrava alguém que sabia e que estava disposto a ensinar era quase certo que você havia encontrado um mestre, um verdadeiro professor. Ou tinha que recorrer aos livros, que para serem publicados tinham que ter algum fundamento.


Infelizmente a facilidade de acesso à informação que temos hoje produz uma grande massa de ignorantes de egos inflados que acham que sabem tudo. Ter informação não significa ter conhecimento, ter conhecimento não significa ter sabedoria.


E não falo apenas dos famosos "pescadores de internet", tem muita gente que vai pra água toda semana, mas não pesca de verdade, até pegam peixes, mas se o tempo vira ou a maré corre demais ou por algum outro motivo não realizam uma boa pescaria, a primeira coisa que fazem é arranjar uma desculpa, abandonar a pescaria e ir fazer alguma outra coisa (em geral encher a cara de cerveja e a pança de carne). Como diz o meu mestre na pesca com mosca: quem quer encontra um caminho, quem não quer encontra uma desculpa.


Se você acompanha o blog, já sabe que pescar não é pegar peixes, é MUITO mais do que isso. Mas enfim, estes pseudo pescadores (preciso pensar uma denominação melhor) não são tão danosos, só podem fazer que você viva iludido por mais tempo, assim como eles mesmos vivem em um mundo de delusão. Sócrates (o filósofo, não o jogador) estava certíssimo quando disse que "sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância."


O maior perigo, e sobre o que quero escrever hoje são os lobos disfarçados de carneirinhos.




São pessoas que tem informação e conhecimento mas estão no lado negro da pesca com mosca.






O objetivo destas pessoas é levar vantagem, em geral o teu dinheiro. Infelizmente, para eles, a felicidade está resumida a algo que é muito instável: dinheiro ou outros benefícios imediatos, e por ser instável, precisam de sempre mais e mais. Não conseguem ter uma visão de longo prazo.  Mas não dá para culpá-los, afinal vivemos em um mundo de ilusão, onde acreditamos o que impera é o dinheiro. 


Se o seu negócio é vender peixe, é óbvio que você não vai ensinar as pessoas a pescar.



No caso da pesca com mosca quase que podemos levar esta metáfora ao pé da letra. Mas para não deixar dúvidas vou explicar: o negócio das empresas é lucrar, não importa se você vai comprar algo realmente útil ou não. Aposto que você tem um monte de tralhas de pesca que raramente usa, ou até mesmo que nunca usou, mas que comprou e ficou bem feliz quando comprou.


O mercado vive de vendas e pra vender têm que criar a demanda. Tem que fazer você acreditar que precisa daquilo. E eles fazem isso tão bem que daqui um ano, ou menos, vão te convencer que aquilo que você comprou não serve mais, e precisar do novo modelo "o melhor". E lá se vai mais dinheiro. Eles jogam a isca e nós caímos direitinho. 



Não estou dizendo pra você não comprar coisas boas. Eu sou radical defensor de comprar coisas boas: comprando bem, você só compra uma vez. 

O fato é que você não precisa ter 20 modelos de moscas diferentes em 10 cores diferentes cada, em 4 tamanhos diferentes cada uma. Isso daria um absurdo de 800 moscas. Para 99% das pescarias 5 modelos de moscas em 3 cores ou tamanhos diferentes bastam. 15 moscas... pensando bem isso já é um exagero. Dá pra ir pescar, e muito bem, com muito menos que isso.

E isso são só as moscas, ainda tem varas, carretilhas, linhas, líderes, roupas, óculos com diversas cores de lentes, infinitos acessórios...

Enfim, antes de sair torrando o seu dinheiro e jogando qualquer coisa na água adquira conhecimento sobre o seu oponente (o peixe) e sobre o material que pretende adquirir. Leia, leia, leia. Mas esqueça os fóruns e até mesmo os blogs, procure livros (de preferência os mais antigos), teses, dissertações, estudos científicos, etc. Se tiver a oportunidade, se aproxime de um pescador de verdade.

Assim você economiza dinheiro, comprando o que realmente é necessário e tempo, parando de usar equipamentos e técnicas inúteis. E com certeza vai ter mais satisfação nas suas pescarias.


Um comentário:

Rafael Beckert disse...

Aí sim hein gostei......... tudo isso é verdade e n só pra pesca com mosca mas pricipalmente no bait, muita coisa comprada = muita coisa parada..... é isso.....