sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Material de fantasia

O atado com material alternativo é quase sempre fantasia. Nos dois sentidos: material de fantasia de carnaval pode render alguma coisa, mas na maior parte material alternativo é fantasia, sonho, utopia.

Isso começou com o "jeitinho" brasileiro. A vontade de atar era maior que os materiais disponíveis, que simplesmente não existiam. Mas atualmente temos algumas (poucas ainda) opções de compra de materiais específicos para atado a preços não tão exorbitantes.

Existem sim materiais que podem ser usados, principalmente se você tem algum conhecido que já sabe o que e onde comprar. Caso contrário vai acabar tendo a péssima experiência que eu tive: gastei muito combustível, muita sola de sapato, muita saliva, e (o que menos tenho) muita paciência com vendedores. Fui a todas as lojas de armarinho da cidade onde moro.

Encontrei alguma coisa: fio de silicone (que substitui larva lace), alguma coisa de brilho (mas de qualidade horrível), uns olhos feios e umas miçangas (pra usar como bead-head, mas são todas muito leves). Além do estanho para solda de componentes eletrônicos (encontrado em lojas de ferragens que pode ser usado como fio de lastro).

Agora, perto do carnaval, algumas lojas de algumas cidades é possível encontrar alguma coisa de penas, principalmente faisão e pavão.
Ah! Também encontrei marabou de qualidade horrível.

Não sou radical a ponto de dizer que não tem nada que preste, tem sim, mas sinceramente... acho que não compensa.

preço x qualidade: se colocar na ponta do lápis, vai ver que a diferença é mínima e às vezes até sai mais barato comprar material das poucas fly shops brasileiras.

tempo: não só de procurar o material, mas você pega um chumaço de marabou de 5ª categoria, quando vai usar perde metade do tempo de atado separando e escolhendo penas usáveis.

3. qualidade do atado: material melhor = atado melhor.

Ainda assim as pessoas continuaram bitoladas no alternativo, é algo que ficou preso à história do fly no Brasil.

Não sou radical de dizer que não funciona, pois funciona, e eu mesmo uso. Só que já sei que não vale a pena o investimento (em tempo, dinheiro e paciência). O barato, neste caso, sai muito caro.

Mas tem outro motivo de comprar material das fly shops brasileiras: desenvolvimento.
Quanto maior a procura, mais materiais serão importados, quanto mais materiais existirem à disposição melhor pra nós, quanto mais lojas abrirem maior a concorrência, maior a variedade e qualidade de materiais, e por aí vai...

próximo capítulo: onde comprar material de fly (pesca e atado).

Um comentário:

Thiago disse...

esses armarinhos nao tem nada que preste, talvez aqueles olhos de boneca para diver, mas só isso tambem...
obrigado por mencionar no texto acima, ganhou frete grátis na próxima encomenda.
Thiago Zanetti

**essa chuvarada está matando. Robalo, bass nada tá vivo. Imagino as saicangas aí dos rios de serra, ou final de serra.. mas qdo parar temos que fazer aquela pescaria marcada e desmarcada, nem que eu desça sozinho e vamos lá.
abs.