domingo, 19 de outubro de 2008

Alternativo, genérico, similar ou novo?

O termo material alternativo foi criado pelos primeiros atadores tupiniquins, que não encontravam o material específico de atado e, com o bom jeitinho brasileiro, improvisavam com outros materiais. Se isso acontecesse hoje em dia certamente seria chamado de material genérico. Depois da regulamentação dos medicamentos genéricos, o termo "genérico" passou a ser usado indistintamente para similares, piratas, cópias e outros que se parecem com algo tido como original.

Já falamos um pouco sobre o assunto antes, primeiro sobre o uso de materiais de fantasia e depois sobre o uso de fio de cobre. Mas eu penso que já está na hora de fazer uma distinção entre: alternativo, genérico, similar e novo. Pra mim muito do que é chamado de alternativo é na verdade similar ou genérico. Ou seja é o mesmo "ingrediente" mas não necessariamente o mesmo produto.

O marabou, penas muito usadas para atar as famosas wooly buggers, pode ser substituído pelo marabou encontrado em lojas de armarinho, festas ou fantasias, na forma de estolas de penas, que também é marabou, mas são penas de qualidade incompatível com as para atado. Neste caso, acho que poderíamos chamar de similar, embora seja o mesmo "ingrediente", o resultado não vai ser o mesmo.



Para os genéricos se espera o mesmo efeito do original. Já falamos sobre o fio de cobre de transformadores, um verdadeiro genérico, outro exemplo poderiam ser as penas de pavão, também encontradas em lojas de armarinho, fantasias e festas. Neste caso, na maioria das vezes a diferença será mínima, praticamente imperceptível. Este eu classificaria como material genérico. Se bem que é mais fácil e barato (outra hora explico as contas) comprar um pacote de fibras de pavão selecionadas do que comprar uma pena e ficar escolhendo fibra por fibra.



Outra hora escrevo sobre o que eu considero alternativo de verdade e o que seriam os materiais novos, senão o post fica longo demais e assim também eu me obrigo a atualizar o blog.

3 comentários:

Anônimo disse...

É isso aí queridão, fio de cobre é genérico, o marabou de estola é similar, e eu curti a idéia do similar, já as usou? já consegue dizer +/- quanta diferença no resultado se tem com elas? fiquei curioso e afim de fazer teste. hehehe
Abração

everton disse...

D+
Muito interessante, estou a procura mesmo destas informaçoes, e sempre que puder, me passe mais hehe

Anônimo disse...

Muchas gracias por escribir esto, se unbelieveably informativo y me dijo que una tonelada