domingo, 27 de novembro de 2011

Bead Heads: as "miçangas" para pesca

Quem ata suas moscas a algum tempo sabe a diferença entre os "bead heads" para pesca e as miçangas comuns.


As miçangas para confecção de bijuterias e artesanato podem ser encontradas em uma enorme variedade de cores e tamanhos, em algumas lojas de armarinhos existem catálogos, em geral custam muito pouco. Porém... sempre existe um porém, neste caso dois "poréns".


Primeiro é no caso das miçangas metalizadas: prata, cobre e dourado, que são as cores mais usadas para quem pesca com mosca. As miçangas de bijuteria em geral não resistem muito bem a água e vão perder o brilho ou, em alguns casos, enferrujar logo após a primeira pescaria.

O outro segundo problema é que algumas miçangas simplesmente não dá pra usar. Elas não passam pela curvatura do anzol. Lembra dos excelentes bead heads inúteis. As miçangas para bijuteria raramente se prestam para a pesca, pois elas tem o furo do mesmo tamanho dos dois lados, que geralmente é pequeno e por isso elas não vão passar na curvatura no anzol. O barato pode sair muito caro. Tudo o que você compra e não usa é caríssimo, não importa o preço. Se pagou 1 real por 100 miçangas mas não conseguiu usar nenhuma, jogou dinheiro fora.

Já as miçangas para a pesca com mosca, os famosos bead heads, não sofrem deste mal. Pois são feitas para passar pela curvatura do anzol, por isso um dos lados o furo é maior ou tem uma ranhura para passar pela curvatura livremente.



Já em relação aos bead heads metálicos, em sua maioria são fabricados em latão, cobre ou alumínio e resistem relativamente bem a água. Não oxidam, mas perdem o brilho com o tempo. Uma alternativa que não perde o brilho com tanta facilidade são os bead heads de tungstênio, que são mais caros.

Uma dúvida comum é qual o tamanho do bead head para cada tamanho de anzol, já que geralmente são vendidos com tamanhos em fração de polegada ou em milímetros.

Felizmente existem algumas tabelas que auxiliam a escolha. Mas tenha em mente que elas são apenas para uma referência básica e não uma regra fixa. Pois o formato e espessura do anzol pode variar e também podemos querer fugir das regras, fazendo iscas com cabeças maiores ou menores.

Só não me pergunte porque a maioria dos vendedores não coloca essas tabelas nos seus sites. Ou eles acham que você tem a obrigação de saber tudo ou ficam felizes se você errar e tiver que comprar mais que o necessário?


Pesquisando um pouco mais encontrei outra tabela um pouco diferente e mais simples que traz o tamanho do anzol de "referência", mas na prática pode considerar também um anzol acima e um abaixo. Por exemplo, para o bead head de 2 mm, o tamanho de referência é o 18, mas quase sempra vai poder usar também no 20 e no 16.


 Como já foi escrito, o material de que são fabricados pode variar, em geral são feitos de latão, alumínio, cobre, tungstênio, chumbo ou plástico. Estes materiais tem densidades diferentes e um bead head do mesmo tamanho de diferente material terá peso diferente. A escolha do material, mais ou menos pesado, tem relação direta com a profundidade que você deseja que a sua mosca atinja. Para quem quer brilho máximo, mas não quer muito peso existem alguns bead de tungstênio que são ocos ou de alumínio ou plástico com tratamento que realça o brilho.


Vou ficar devendo fotos de iscas feitas com miçanga, mas este tópico já estava ficando longo mesmo, então até a próxima.

Um comentário:

Keko disse...

Boa matéria parceiro e vou te dizer mais, essa "tabelinha" aí do tamanho dos beads vale ouro. Me danei muito pra achar uma há tempos atrás e só consegui no Cabela's. Abraço amigo e boas melhoras!