sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Ferramentas de atado

Já escrevi um pouco sobre material de atado, em especial o alternativo e genéricos .

Para o material de atado, na maioria das vezes, a regra material de primeira = atado de primeira é válida. Vai depender da habilidade do atador, mas mesmo um excelente atador não consegue fazer milagres com material ruim. Só não esqueça que moscas feitas com material de "terceira" podem pegar peixes "de primeira". Afinal o que pega o peixe não é a isca, é o pescador.

Ao ver um artigo sobre bobbins no blog do Keko, percebi que nunca tinha escrito nada sobre as ferramentas de atado.

O material que eu uso é super simples, composto basicamente daqueles kits de atado para iniciantes: uma morsa fixa, uma tesoura fajuta, um hackle plier que não segura muito bem, um bodkin, um bobbin e um hair stacker. Este material me foi emprestado por um amigo e está comigo há vários anos. Por uma questão de prioridades ($$) não fiz grandes melhrias no meu ferramental.


Para começar a fazer as suas próprias moscas isso é mais que suficiente. Na verdade as minhas primeiras moscas eu fiz prendendo o anzol com um alicate de pressão e apoiando ele entre alguns livros só pra não precisar ficar segurando o alicate. Não tinha bobbin, usava uma tesourinha de costura, não tinha bodkin, nada. As moscas ficaram horríveis, como sempre, mas pegaram peixe, como quase sempre ;-).

Como diz o meu mestre: "aquele que quer encontra um caminho, o que não quer encontra uma desculpa".

Aos poucos fui adquirindo algumas coisas melhores: comprei uma tesoura específica, ganhei um hair stacker melhor, comprei um hackle plier melhor e recentemente comprei uns bobbins bem simples com ponta de cerâmica. Estou esperando o correio entregar o whip finisher que ainda não tenho. Até hoje em todas as minhas moscas eu faço o nó com os dedos, mas para as pequenas (menor que #12) o acabamento fica muito ruim.


A grande diferença de ter ferramentas de melhor qualidade é que fica muito mais confortável de atar. A tesoura corta reto, de primeira, sem mascar os pelos, haclke plier não fica escapando e é mais fácil e rápido de alinhar pelos com este hair stacker. Com isso ganha-se muito tempo e não gasta-se tanta paciência.

Obviamente isso reflete na qualidade dos atados, mas não vai fazer muita diferença se você não tiver alguma experiência e, principalmente, capricho. No final a regra é a mesma de sempre: quem ata é você e não o equipamento. Equipamento bom ajuda, e ajuda muito, mas não faz nada sozinho.


Se você tem curiosidade e vontade de atar suas moscas, arrisque, não fique se martirizando por não ter aquela super morsa robotizada que gira sozinha. Grandes atadores da Europa atam segurando o anzol com os dedos, muito frequentemente na margem do rio, após observar quais são os insetos que estão disponíveis para os peixes.

Então chega de desculpa e vai atar!

Se quer uma dica de quais materias comprar pra começar dá uma olhada neste texto do Fly Magazine.

Não pode gastar com material de atado agora? Se vira! Pega uns pelos do gato ou do cachorro (assunto pra outro tópico), umas penas de galinha comum ou daquela fantasia velha, uns brilhos de enfeites de natal, uma linha de costura e começe.

Depois que você fizer as suas primeiras iscas e pegar algum peixe com elas, vai descobrir uma nova dimensão da pesca.



Ps. Ando meio disléxico, se encontrarem erros de português, por favor avisem.

Nenhum comentário: