terça-feira, 12 de agosto de 2008

Nunca só uma!

Quando for atar uma mosca que nunca atou, que é nova pra você, nunca até só uma. Ate no mínimo cinco.

A primeira vai sair uma porcaria e as outras também.

O objetivo não é em apenas cinco moscas conseguir fazer uma perfeita. Isso é praticamente impossível.

O grande atador-pescador-escritor R. Gorben diz que devemos atar pelo menos três, para memorizar o procedimento do atado. Eu como bom aluno, e péssimo (e desmemoriado) atador, aumentei pra cinco e constatei uma outra coisa: controle de material.
Outro grande atador-pescador-enófilo-cervejófilo e amigo Beto Akamine, diz pra fazer 10 de uma só vez, mas eu não tenho tanta paciência assim.


Quando atamos sem um tutor, seguindo as famosas receitas de atado, ficamos sempre com algumas dúvidas: como posicionar este material, como deixar este maldito biot no lugar, como fazer este hackle bonitinho, como isso, como aquilo...

Pra tirar estas dúvidas sem ninguém pra ajudar não tem jeito. E mesmo que tenhamos alguém pra nos ensinar, manusear o material é uma experiência única.

Então pegue uma receita, separe o material e ate. Pelo menos cinco.

Não quer ter moscas idênticas? Tudo bem, ate em tamanhos diferentes, em cores diferentes, com lastros diferentes, experimente posicionar o material de maneira diferente, experimente começar pelo outro lado da pena, mude a ordem que coloca os materiais no anzol, mais material, menos material.

VARIE, EXPERIMENTE, TESTE.

E não ate esta mesma mosca novamente por alguns dias. Seu sub-consciente vai organizar as idéias, as etapas, como selecionar o material, etc. E na próxima vez ficará muito mais fácil.

A propósito, estas coisas feias aí de cima foram 5 tentativas de fazer uma prince nymph, que estão muito longe de serem boas, mas acredito que vão pegar peixe, basta estarem no restaurante do peixe ou sejá lá onde ele estiver comendo.

Aliás, ontem, 3 dias depois de atá-las, num momento de ócio, me ocorreu que se eu simplesmente virar o biot, com a curvatura pra cima, pode ser que o resultado fique melhor. E também vou tentar atar as asas antes do corpo, viradas pra frente e depois que colocar o corpo voltar ele pra trás... talvez fique melhor, mas pra saber só atando mais cinco.

Um comentário:

Anônimo disse...

É praticamente certo que os ictios as acharão bacanérrimas, não sou ictio e achei.
Eu to bem dentro desse perfil que você diz, aprendendo atar sem tutor por perto e me baseando nas receitinhas da net. Na última pegada atei umas 3 de cada, mas de cada 3, 2 foram fuziladas no paredão, levei somente uma de cada pro rio. Como sabes, todas funcionaram.
Mas acho que a tua dica é certa. Pelo menos 3 de cada em cada sentada (Oops).
Abração queridão