quarta-feira, 14 de novembro de 2007

pseudo-Cockroach

Finalmente consegui parar pra atar alguma coisa.

Fiz apenas 6 pseudo cockroach (e uns jigs de bucktail que tinha prometido pra um amigo que pesca garoupas). Estas iscas vão fazer parte dos kits de isca para saicangas que pretendo disponibilizar semana que vem (se meu material de atado chegar).

Por que pseudo?
Porque (preciso consultar uma gramática sobre o uso dos "por quês") não segue a receita clássica. Aliás é tão alterada que podeira ter outro nome.



A cockroach original, apesar do nome (cockroach=barata), não imita uma barata, e é uma isca para pescar tarpons. Como a maioria das tarpon-fly elas são grandes, tem cauda longa e são atadas bem no final da haste, próximo a curva do anzol.

Eu faço esta variação pois ato elas pensando nas saicangas, que são umas trocentas vezes menores que um tarpon, atacam geralmente primeiro a cauda e gostam de um pouco de volume.

Por isso faço com a cauda mais curta, ato mais perto do olho do anzol e deixo os pêlos de bucktail mais "armados" dando mais volume. Além, obviamente de usar anzóis menores.
Essas eu fiz em anzol numero 6, o que pra saicangas eu considero quase o limite (já peguei até em anzol #2 mas perde muitas fisgadas).


São muito eficientes pra saicangas, principalmente pras que tem mais de 20 cm. Já tive uma isca dessas roubada por uma saicanga que resolveu atacar pela cabeça da isca e cortou o tippet.

Poderia fazer ainda menor, mas se for pra fazer em anzol, pra saicanga, menor prefiro outros tipos de streamers. Mas isso, como de costume, fica pra outra hora, senão vocês enjoam de tanta informação.

Bom feriado.

Nenhum comentário: