quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Sorte ou você tem...

ou se vira sem ela.

Sortudo é o cara que não tem a mínima noção do que está fazendo e ainda assim pega peixe, a famosa sorte de principiante.

Mas como nem sempre podemos contar com a sorte precisamos aprender o máximo possível para depender o mínimo necessário dela.

O que precisamos aprender?
Pra não perder o costume, eu acho que não é o que a maioria diz.

É lindo ver um looping desenrolar perfeitamente e a mosca pousar com suavidade. Ver uma mosca bem atada deslizando pelas águas é mágico. Usar equipamento de alta qualidade é sensacional.

Mas nada disso adiantará se você não souber onde colocar a sua isca. Não me refiro às técnicas de arremesso, mas em saber onde o peixe está e onde colocar a isca.

Também não adiantará colocar a isca mais linda do mundo na cara do peixe se não for algo que irá despertar o seu interesse naquele momento. Pode ser a ninfa de libélula atada com penas da última fênix, mas se o peixe não quiser ninfas de libélula, não adianta.

Também não adianta fazer tudo certo e estar no rio no momento que os peixes não estão comendo, ou não estão tendo comportamento de ataque (nem sempre um ataque é motivado por fome).

Então o que precisamos aprender?
Precisamos aprender a observar o ambiente. O rio, a cor da água, o nível da água, temperatura do ar e da água, se tem insetos eclodindo, se está sol ou nublado, que período do dia é, etc.

Aprenda a identificar estes padrões e cada vez menos você vai precisar da sorte.

Sorte pra mim é conseguir ir pescar em um dia e horário que eu sei que as chances de capturar alguns peixes é maior.

Nenhum comentário: