domingo, 2 de dezembro de 2007

A ignorância é uma dádiva.

E também um mal necessário.

A frase do título se encaixa em quase tudo, no fly também.

Até fazer o curso de arremesso tinha "testado" 4 varas: uma clássica de bambu, uma fenwick #6, uma saint croix #4 (todas de amigos) e uma martin #8 que ganhei (e depois vendi). Sabia que eram diferentes, mas não conseguia saber exatamente no quê.

No dia do curso de arremesso usei a minha fenwick #5, uma saint croix #4 (mais rápida que a que tinha testado antes, de outro amigo), uma martin #6 e uma Scott #7 (essas do instrutor, Beto Vaucher).

Nitidamente as varas eram diferentes, consegui perceber que umas eram mais rápidas outras mais lentas, mas parou por aí.

Os "testes" não foram realmente testes, pois eu não estava preparado para efetivamente avaliar os equipamentos. Eu não sabia o que poderia fazer com cada um deles, quais as suas vantagens e limitações.

Ontem, uns 4 ou 5 meses depois do curso, e pescando cerca de 1 vez por semana com a minha fenwick e às vezes usando a saint croix do parceiro, fiz novamente uns arremessos com a Scott do instrutor.

Quanta diferença. Agora consegui entender um pouco melhor alguns conceitos como potência, carregar a vara, deixar a vara arremessar e não o braço.

Agora eu sei algumas (não todas) das limitações, e algumas vantagens, do meu equipamento. A ignorância de não conhecer, na verdade não saber diferenciar, equipamentos de qualidade muito superior ao meu, não me incomodava.
Pescava alegremente envolto em minha inocência, a próxima pescaria (talvez hoje no fim da tarde) já não será a mesma, pois sei que ficarei imaginando como arremessaria com um equipamento "X".

Mas ainda não é hora de procurar um equipamento melhor. Três motivos:
1. dinheiro (óbvio),
2. ainda não consigo avaliar o que realmente eu quero, e o que julgo essencial:
3. não estou preparado para usar tudo o que um equipamento top pode me oferecer.

Alguns podem alegar que seria mais barato começar com um equipamento de R$800,00 do que com um de R$300 que depois de algum tempo vou trocar por um de 800 (total: R$1.200). Mas isso é outra história, mais uma das que fico devendo de terminar outra hora (posts longos são chatos e maçantes).

Nenhum comentário: