sábado, 22 de dezembro de 2007

Conheça seu oponente

Pra realmente conhecer o nosso oponente, o peixe, existem duas maneiras: ou você pesca e observa o ambiente, exaustivamente durante anos ou procura se informar.

Mas onde procurar a informação?

Onde ela é precisa.

O Brasil está cheio de excelentes pesquisadores, e com o advento da internet é possível encontrar muitos textos, artigos e teses científicos, com a informação que nos interessa.

Esqueça revistas de pesca, elas vão ter boas dicas quanto à iscas (principalmente das que pagam pra aparecer), mas se você realmente quer entender e compreender o seu oponente, procure informação produzida a partir de critérios científicos.

Tente o google, o banco nacional de teses e dissertações, as grandes universidades. E melhor ainda, faça uma visita à universidade mais próxima, provavelmente alguém já vai ter estudado os hábitos alimentares daquele peixe que sempre te surpreende e você nunca entende.

Um exemplo do tipo de informação que podemos encontrar: em uma determinada região do Brasil foi descoberto que as saicangas se alimentam principalmente de insetos e que o pico alimentar é no início da noite. Já em outra região o alimento principal deste mesmo peixe são pequenos peixes e o pico alimentar é ao amanhecer.

Outra excelente informação: algumas espécies não se alimentam durante o período de desova, mas comem feito loucos antes e depois deste período.

Existem inclusive estudos que indicam qual gênero de insetos constituem a dieta principal do lambari em alguns locais do país.

Isso você não encontra em revistas de pesca, isso o teu amigo que pesca há 112 anos não vai te dizer.

Nenhum comentário: