terça-feira, 20 de novembro de 2007

Receita de Líder

Receitas: isso é uma coisa que eu espero nunca colocar aqui.

Primeiro porque já existem zilhões de sites, livros e vídeos com receitas.
E este é o problema: qual receita usar?
Você tem que usar a que é melhor pra você e pra saber só tem um jeito: testando.

Segundo, você não precisa se prender a receitas. Apenas ter uma orientação inicial, saber como começar e adaptar às suas necessidades.

Vamos pensar como "nasce" uma receita: alguém tenta algo novo, vê que dá certo para ele e pronto. Se for famoso é só começar a divulgar, se não for ou começa a espalhar a receita para os amigos ou faz um site e coloca a receita como sendo a "melhor do mundo". Por isso temos que aprender a ser seletivos, e não apenas a reproduzir o que a internet nos dá, afinal existe muito lixo por aí.

Então, partindo do raciocínio acima podemos ter receitas extremamente ruins ou boas, mas o que interessa é que ela seja adequada para o equipamento que você usa, iscas que você usa, pescaria que você faz, técnica que você domina (ou não), etc.

Resumindo, a "regra" é a de sempre: TESTE O QUE É MELHOR PRA VOCÊ.
Pegue algumas receitas, monte uns 3 leaders diferentes e vá treinar. Se possível só treine, não pesque pois você não vai ficar atento as variações do líder. Teste eles, com diversas moscas diferentes, em arremessos mais longos e mais curtos e veja qual você melhor se adapta.

Obviamente para alguns tipos de pescaria seguir alguns padrões vão te ajudar muito. Também existem alguns princípios da física, que não temos como lutar contra e algumas fórmulas "mágicas" que podem ajudar muito a quem está começando. Mas pra não deixar vocês mal acostumados... isso fica pra depois. (atualização: ou veja a dica do Blatt nos comentários)

Boa noite.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eloy, inaugurando o site do FFB, o primeiro link que cliquei foi do seu blog, gostei do que ví!
Quantos as receitas de líder concordo com vc exeto por um detalhe: Acho que deveria colocar aquela receita mais basica da qual derivam todas as outras. Falo da afamada 60/20/20.
Abraço.

Eloy Labatut disse...

Valeu Blatt.
Na verdade, pretendo daqui um tempo falar sobre as receitas básicas, ou ao menos colocar uns links.
Mas a idéia é ir devagar. Informação demais assusta.
Abraço!